quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Liberdade e Responsabilidade

A LIBERDADE é sempre Idealizada, mas, a RESPONSABILIDADE é sempre Real.
Todos nós temos ideais, não querendo com isso dizer que esses projectos por nós pensados e elaborados venham a se concretizar, mas, não deixa de ser um projecto de vida. Será algo talvez adiado ou até mesmo nunca realizado, é claro que sofremos com a desilusão, com o fracasso, porém é aí que temos de ser fortes e não desistir, não ter medo de começar do zero, não recear falhar, pois são nessas quedas que crescemos e somos bem sucedidos.
Eu tinha um ideal ser bem sucedida profissionalmente e constituir família após os 30 anos. Fui irresponsável e engravidei aos 17 anos, uma irresponsabilidade onde tinha o direito de escolha, ou aceitava e me adaptava à mudança e à realidade ou simplesmente a “apagava” e tentaria lutar por meu sonho. Optei por um novo projecto de vida, escolhi ser mãe. Hoje tenho 30 anos casada a 13. Não sou uma pessoa de sucesso a nível profissional, mas sou e tenho sido bem sucedida no meu novo projecto como mãe e esposa. Posso me questionar imensas vezes sobre imensas decisões que até aqui tive, mas se tem questão que nunca coloco é se a opção tivesse sido outra se seria feliz e sucedida tal como agora sou. Agora mãe de duas crianças, sinto-me feliz porque através de uma irresponsabilidade aprendi a ser responsável
Uma decisão pessoal tornou-se no meu verdadeiro BEM assim como no BEM de minha família…
A nossa liberdade é também a liberdade de quem nos rodeia?
Tem impacto no dia – a - dia do outro?
Liberdade e Responsabilidade são tão individuais como partilhadas?

Sim, Sim E Sim. Se me reger pelas regras e deveres da nossa sociedade e passar essa mesma mensagem no meu seio familiar, também eles sabem que têm direito de escolha e responsabilidade nas acções efectuadas, ao aceitarmos e cumprimos com nossas regras seremos todos felizes e viveremos melhor, num espaço com segurança e acima de tudo confiança. Por isso o Bem individual é importante, mas no meu Ponto de vista o Bem Comum muito mais só sou feliz se os meus também o forem, e quando digo “os meus” não me fico só por meus filhos e esposo, mas sim todos os que me são próximos no dia – a – dia, desde os colegas de curso e respectivos formadores até ao estranho que cruza comigo.

Fico-me com algumas citações de grandes senhores:
“A liberdade não tem qualquer valor se não inclui a liberdade de errar." Gandhi, Mahatma
“O homem nasceu livre, e em todos os lugares ele está acorrentado.” Rousseau, Jean Jacques
“Só é digno da liberdade, como da vida, aquele que se empenha em conquistá-la.” Goethe, Johann

Márcia Neves
(Reflexão Elaborada para a disciplina CP do curso EFA de competências secundárias)

Sem comentários:

Enviar um comentário