quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Cícero e suas célebres frases


Andava eu pensando sobre o que escreveria.
Precisava daquele toque uma frase, algo que pudesse arrancar.
Lembrei do grande filósofo Cícero e nesse mesmo instante achei engraçado algumas frases do mesmo bem conhecidas e fez-me pensar, será que ele já adivinhava o que iria acontecer num futuro longínquo, ou simplesmente, queria ele no passado dar-nos a lição de sua experiencia.
- "ó tempos, ó costumes!"
Pois cada vez mais perdemos nossos tempos, nossos costumes. Onde estão as crianças que outrora corriam nos parques, nas ruas, entre risos e brincadeiras, deliciavam os ouvidos das senhoras que entretanto limpavam suas casas com a confiança de deixar seus pequenos filhos sozinhos a brincar. Onde estão as avós que se sentavam na calçada e contavam historias de seus velhos tempos?
Minha filha quando tinha 5 anos andava ela na pré e a professora pediu que sugerissem um jogo, os meninos olharam uns para os outros, nenhum tinha ideias e a minha filha envorgonhada disse”pode ser a macaca?”, os meninos não sabiam do que se tratava, mas a professora sorriu e aceitou a ideia, lá ela toda divertida ensinou aos seus colegas o jogo, os meninos claro acharam muita piada e também queriam ensinar jogos da altura de seus pais, e lá foram para casa pedir que os pais lhes ensinassem, e vinha todos os dias com uma cantiga ou jogo novo, agora pergunto-me e se não tivesse tido essa oportunidade, saberiam esses miúdos brincar sem ser aos jogos virtuais? Onde estão os costumes? Onde estão os Tempos?
"Sócrates foi o primeiro a evocar a filosofia do céu à terra, deu-lhe a cidadania nas cidades, introduziu-a, também, nas casas e obrigou-a a ocupar-se da vida e dos costumes, das coisas boas e das coisas ruins."
Precisamos nós de um Sócrates que nos traga filosofia, porque para nos introduzir coisas ruins e por vezes também boas em casa, já nós temos… heheh…
"Todo governo é inimigo de seu povo."
Será que um dia acertamos num Governo? Acho que não, pois como tudo tem o pró e o contra e ninguém nem nada é perfeito para que consiga agradar a todos.
Por isso esta é e será sempre a melhor frase que responderá a todos os que tanto criticam as atitudes governamentais.
E para terminar e vos deixar a pensar:
"O orçamento nacional deve ser equilibrado. As dívidas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos se a nação não quiser ir à falência. As pessoas devem, novamente, aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública."

Será apenas culpa do estado, ou também nós povo precisamos de aprender a realmente trabalhar?

Márcia Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário