quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Militares "rendidos" ao Rodrigo

Depois de funcionários públicos, bancários e particulares, até os militares já se renderam à onda de solidariedade criada na Região para encontrar um dador de medula óssea compatível com Rodrigo, um bebé de quase sete meses que, por sofrer de leucemia linfoblástica aguda, precisa de um transplante urgente.

Na manhã de ontem, cerca de uma dezena de militares do Regimento de Guarnição nº 3 e da Unidade de Apoio deslocaram-se ontem ao Serviço de Imuno-hemoterapia do Hospital Central do Funchal para se tornarem dadores de medula. A situação apanhou o comandante do RG3, Coronel Batalha da Silva, de surpresa, embora explique que faz parte do "espírito de militar, ser solidário". Foi assim que alguns aderiram, a título pessoal, "como cidadãos e militares" ao apelo.

As acções de solidariedade dos militares em termos de saúde são já comuns quando há pedidos para doação de sangue, mas já em relação à medula óssea, e tal como acontece em todos os sectores da sociedade, diz Batalha da Silva, ainda há alguns receios e tabus. No caso do pedido feito em nome do Rodrigo, "não houve uma solicitação oficial", explica. "Os nossos militares, que são generosos, é que decidiram se oferecer para se tornarem dadores".

O comandante do RG3 admite que, se tivesse havido, um apelo directo, muitos mais voluntários teriam aparecido. Aliás, essa hipóteses não está posta de parte, porque, com uma divulgação maior, acredita que os possíveis receios deixarão de existir. "É preciso fazer uma divulgação grande sobre o tema da doação de medula óssea, para desmistificar a situação", afirma. O coronel Batalha da Silva, que diz não ser dador de medula porque não foi possível e não por não querer, mostra-se disponível para colaborar com acções de divulgação e de angariação de novos dadores.

250 colheitas em dois dias

No Serviço de Imuno-hemoterapia do HCF tem sido anormal o movimento de pessoas registado desde o princípio da semana. A população da Madeira tem aderido em grande ao apelo feito pelos pais e amigos do Rodrigo e são muitas as dezenas de pessoas que têm procurado o serviço hospitalar para se tornarem dadoras de medula óssea.

Ana Mafalda já perdeu a conta dos inquéritos recebidos. "Agora, estamos apenas a contabilizar as colheitas de amostras de sangue feitas", admitiu. Só na terça e quarta-feira o serviço de Imuno-hemoterapia realizou cerca de 250 colheitas, um número que se espera repetir e aumentar nos próximos dias.

"Ontem [terça-feira] só fizemos colheitas de pessoas que vieram cá directamente. Só hoje é que começamos a receber aqueles que já tinham entregue o inquérito antes", explicou a responsável. Até à próxima semana, pelo menos, e enquanto a procura assim o justificar, o Serviço de Imuno-hemoterapia vai continuar a trabalhar ininterruptamente, das 9 às 17 horas, para receber os inquéritos e fazer a colheita. O Rodrigo precisa de um transplante de medula para conseguir ganhar a batalha com a doença que lhe foi diagnosticada às seis semanas de vida e precisa de o fazer dentro de menos de dois meses. A urgência da situação tem criado uma enorme onda de solidariedade na Região e no país. A Madeira, que até o princípio do ano, era a zona de Portugal com menor número de dadores registados (apenas 199 num total de mais de 14 mil em todo o país) parece estar finalmente desperta para a importância dos dadores de medula óssea.


Amigos nunca é demais passar esta mensagem, e vos sensibilizar para esta nobre causa, volto a lembrar que as informações cá contidas são do Diário de Noticias Online.

E continuo com a frase, "Hoje eles , amanhã nós"

A todos "Rodrigos" espalhados por todo Mundo , desejo muita força e que na União faz a força.
Sejam também "militares" e entrem nesta guerra contra doença.

Márcia Neves

PS: Volto a pedir sensibilização e o passar destas mensagens via Email , Foruns, e Comunidades .

4 comentários:

  1. Olá Marcia antes demais muito obrigado pela sua visita e suas palavras.
    Fiquei sensibilizada com esta história que infelizmente ouvimos tantas diariamente, mas a diferença foi a união destes militares em torno desta campanha de solidariedade.
    Militares e bombeiros nestas coisas são muito solidários.
    Eu mesma vou passar esta noticia no meu blogue e num forum de fotografia.
    Posso copiar o post na totalidade?

    Beijos e bom fds.

    ResponderEliminar
  2. Lá fora chove o calado momento
    Que repassa na alma, ansiedades…
    Saltam inquietas chamas de dentro
    Do meu peito, alagadas saudades

    Um fim-de-semana ensopado
    De paz e harmonia…
    De coração ornamentado
    De muita alegria

    O eterno abraço…

    -Manzas-

    ResponderEliminar
  3. Sim Amiga Sandra podes e deves passar...

    Bj

    Marcia

    ResponderEliminar
  4. No castelo
    Das expressões,
    Estas palavras
    Sobrevoam
    O mundo inteiro…
    Acorrenta e entoam
    Paz aos corações
    E aqui
    Ao lê-las…
    Ficarei prisioneiro

    Uma semana carregada
    De saúde,
    Paz…
    E muito amor.

    O eterno abraço…

    -MANZAS-

    ResponderEliminar