quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cursos Efa Na Região

Pois é após largos dias em silencio, devido a alguns factores relacionados com a saúde ou melhor a falta dela, cá estou.

Hoje vou Falarvos dos Cursos Efa, são cursos escolares e ou escolares profissionais que dão equivalência a 9º ano e 12º ano. Pode participar pessoas adultas maiores que 23 anos, cá na na Madeira em diversas escolas da região irão começar já em Setembro vários cursos.


Em 2009/2010, prevê-se quatro EFA na Jaime Moniz (três para equiparação a 12º ano e uma para equiparação a 12.º ano e habilitações para técnico administrativo), cinco no Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira (todos em formação tecnológica, equiparando os inscritos a condutores/manobradores de equipamentos de movimentação em terras, a operadores de código e designação de manutenção hoteleira e pescador) e outros quatro na Escola Profissional Cristóvão Colombo, aqui permitindo ao formando o aumento das habilitações escolares e a certidão profissional, em áreas como técnico de apoio à gestão, técnico de desenho de Construção Civil, técnico de Higiene e Segurança Alimentar e técnico de instalações eléctricas).
Haverá ainda cinco EFA promovidas pela Direcção Regional de Qualificação Profissional, uma proporcionando a equiparação ao 12º ano e certificação na valência de técnico de informática e instalação e gestão de redes. As outras quatro dão equiparação ao nono ano e formação tecnológica nas áreas de empregado comercial, agente em geriatria, carpinteiro e técnico de vendas.
Na escola básica do segundo e terceiro ciclos de São Roque serão dados cinco cursos de educação e formação de adultos, que os equiparão ao nono ano (dois cursos) e ao 12.º ano (três cursos).
Na Ribeira Brava, a escola secundária local dará 23 EFA, duas habilitando os formandos ao 6º ano, três ao nono ano e 15 ao 12.º ano. As outras três darão equiparação ao 9º ano e habilitação suficiente para agente em geriatria e equiparação ao 12º ano e habilitação para técnicos instaladores de sistemas solares fotovoltaicos e solares térmicos e equiparação ao 12.º ano e a certidão de técnico de turismo ambiental e rural.
Em Machico, a escola secundária dará uma acção de equiparação a terceiro ciclo e outra ao segundo ciclo. Na vizinha Santa Cruz, a escola Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega, na Camacha, dará equiparação a segundo e terceiro ciclos com seis acções (duas com o centro comunitário da Nogueira e duas com o Estabelecimento Prisional do Funchal e três sozinha) e ao 12.º ano com uma acção de formação, enquanto a escola básica do segundo e terceiro ciclos do Caniço dará equiparação ao 12.º ano.
No Porto Santo, os formandos terão equiparação, em duas acções, ao terceiro ciclo e ao secundário.
Finalmente, em São Vicente, a escola secundária local proporcionará equiparação ao nono ano (três acções) e ao 12.º ano (três acções).
No total, estão previstas 64 acções de Educação e Formação de Adultos.

by: Jornal da Madeira
A todos os interessados deverão ligar ás escolas seleccionadas e pedir informações.
Os cursos Efa geralmente são financiados monetariamente, supondo eu que cá na ilha também o venham a ser.

Marcia Neves


1 comentário:

  1. Está muito lindo o teu album que bom chegares onde chegas-te continua.

    ResponderEliminar